Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro

Estrutura

Edifício Jorge Amaral

A sede do Sindicato, foi inaugurada em 1º de maio de 1950.  O Edifício leva o nome do Despachante Aduaneiro Jorge Amaral, idealizador e principal responsável pela construção do prédio, erguido durante a sua gestão como presidente da entidade.

A sede do SINDAERJ está localizada na Rua Mayrink Veiga, nº 4, no centro da cidade, junto a Praça Mauá e a Av. Rio Branco.

O prédio possui 19 andares onde funciona a sua administração, financeiro, operacional e também abriga a área de eventos e cursos destinados aos filiados.

 

1° Andar - Portaria

A Portaria do SINDAERJ está sob controle e responsabilidade de Claudinei de Melo.

2° Andar - Auditório Ary de Freitas

Instalado no 2º andar, o Auditório Ary de Freitas leva o nome do Despachante Aduaneiros muito conhecido e de grande importância na área, tem capacidade para 80 lugares, em formato de auditório,  preservando móveis e decorações de sua inauguração, onde se destacam as duas valiosas pinturas produzidas nas paredes laterais do Auditório pelo pintor, gravador, artista gráfico, vitralista, ilustrador, cenógrafo, crítico, professor, arquiteto e poeta mineiro Eugênio de Proença Sigaud, que na década de 50, executou o projeto arquitetônico e decorativo do Edifício Jorge Amaral, sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro.

Um pouco mais sobre a Historia do nosso Homenageado:

O senhor Ary de Freitas foi um dos mais renomados despachantes aduaneiros do estado do Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1924 e era o filho mais velho de Renato Bonaparte de Freitas, que fundou a empresa Guanabara Despachos e Serviços Aduaneiros no início do século XX. Ele seguiu os passos do seu pai e se dedicou à atividade de desembaraçar as cargas das empresas que importavam ou exportavam mercadorias. Ele trabalhou com o seu pai e o seu irmão caçula, Amilcar Turner de Freitas, formando uma equipe competente e respeitada no mercado aduaneiro.

O senhor Ary de Freitas foi o despachante em atividade mais antigo no Rio de Janeiro e completou 96 anos em 2020. Ele compartilhou toda a sua experiência com todos que trabalhavam na empresa, transmitindo os seus conhecimentos e valores. Ele foi um profissional ético, honesto, dedicado e apaixonado pelo seu trabalho. Ele também foi um homem generoso, que ajudou muitas pessoas e instituições ao longo da sua vida.

Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a categoria dos despachantes aduaneiros, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDAERJ) homenageou o senhor Ary de Freitas dando o seu nome ao auditório da sede do sindicato, localizada na Rua Mayrink Veiga, nº 4, no centro da cidade. O auditório Ary de Freitas é um espaço destinado a eventos e cursos voltados para a qualificação e seletividade do despachante aduaneiro.

O senhor Ary de Freitas faleceu em 2022, deixando um legado de honra e profissionalismo para a sua família, amigos e colegas. Ele foi um exemplo de despachante aduaneiro e de cidadão, que merece ser lembrado e homenageado por todos.

 

3º Andar

Toda a estrutura de Administração, Financeiro e Relacionamento com o Despachante, funciona neste mesmo andar, ficando a disposição dos associados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O telefone para Contato é (21) 2253-8344.

 

Financeiro

A área financeira é composta por Alexandre (financeiro2@sindaerj.org.br) que atua na rotina de contas a pagar e receber, expedientes de controle e fiscalização, assim como o suporte técnico aos associados em relação a operacionalidade da emissão das Guias de Recolhimento de Honorários Profissionais e suas devidas retenções, orientação e acompanhamento de manuseio do programa.

Relacionamento com o Despachante Aduaneiro e Mkt

O setor de relacionamento com o despachante aduaneiro é administrado pela Diretora-Presidente do SINDAERJ e operacionalizado pelos Colaboradores Renata Sousa (rd1@sindaerj.org.br) e Rafael Cabral (mkt@sindaerj.org.br). Esta área envolve-se na comunicação com os associados, elaboração, coordenação e administração de eventos institucionais, assim como cursos e treinamentos. Recebe as solicitações de cadastramento e associação, além de documentação.
Fica responsável pelas estratégias dos convênios, identificando os parceiros, firmando e administrando os contratos de prestação de serviços e/ou produtos. Auxilia na administração do Ponto de Apoio Operacional do TECA

Serviços Gerais

A área de serviços gerais conta com o apoio da funcionária Elisângela Macedo.

5º Andar - Museu do Despachante Aduaneiro - Gastão dos Santos Castro Junior

Por expressiva votação, os filiados indicaram, para a denominação do museu, o nome do ex-presidente, Gastão dos Santos Castro Júnior, homenagem essa que não se restringiu a sua dedicada atuação no SINDAERJ como, também, foi destacado o seu trabalho de representatividade nacional, em defesa da classe, junto a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros.

Inaugurado no dia 18 de dezembro de 2007, o museu está localizado no 5° andar do prédio do SINDAERJ, onde abriga documentos, fotos e peças importantes, que contam um pouco da rica história do SINDAERJ e das atividades dos Despachantes Aduaneiros do Estado Rio de Janeiro.
área do Museu, também, se destina para realizações de pesquisas de legislação (Biblioteca) assim como área social para receber os filiados ativos e inativos em suas visitas ao SINDAERJ.

A valorização, o reconhecimento e a união da classe dos Despachantes Aduaneiros, passam, necessariamente, pela consciência da importância que cada Despachante Aduaneiro dá para sua própria história.
Por isso o SINDAERJ convida a todos a visitarem o Museu mas, especialmente, os Despachantes Aduaneiros para que continuem se orgulhando de fazer parte desta classe e da construção desta grandiosa história de mais de 76 anos de presença sólida e digna no segmento aduaneiro do Rio de Janeiro e do Brasil.

A valorização, o reconhecimento e a união da classe dos Despachantes Aduaneiros, passam, necessariamente, pela consciência da importância que cada Despachante Aduaneiro dá para sua própria história.

Um pouco mais sobre a Historia do nosso Homenageado:

O Despachante Aduaneiro Gastão dos Santos Castro Junior foi um dos mais renomados despachantes aduaneiros do estado do Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1946 e era o filho de Gastão dos Santos Castro e Maria da Conceição Castro. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1968 e iniciou a sua carreira como despachante aduaneiro na empresa do seu pai, a Castro Despachos Aduaneiros.

Ele se destacou pela sua competência, ética e liderança no exercício da sua profissão. Ele foi eleito presidente do SINDAERJ quatro vezes consecutivas, entre 1982 e 1994. Durante a sua gestão, ele realizou diversas ações em prol da categoria dos despachantes aduaneiros, tais como a criação, elaboração, implantação e administração de projetos voltados à qualificação e seletividade do despachante aduaneiro, a inauguração do Centro Médico e Odontológico do SINDAERJ, a idealização e inauguração do Museu do Despachante Aduaneiro, o estabelecimento de convênios com instituições de ensino, seguradoras, editoras e outros parceiros, e a representação do SINDAERJ em diversos eventos nacionais e internacionais relacionados ao comércio exterior.

O Museu do Despachante Aduaneiro é um espaço destinado a preservar a memória e a história da profissão no Brasil e também é uma sala de reuniões disponível para os Associados SINDAERJ. Ele está localizado na sede do SINDAERJ, na Rua Mayrink Veiga, nº 4, no centro da cidade. O museu conta com um acervo de documentos, livros, fotos, objetos e equipamentos que retratam a evolução da atividade aduaneira desde os tempos coloniais até os dias atuais. O museu também homenageia os despachantes aduaneiros que se destacaram na sua profissão e na sua contribuição para o desenvolvimento do país.

Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a categoria dos despachantes aduaneiros, o SINDAERJ deu o nome de Gastão dos Santos Castro Junior ao museu, em uma cerimônia realizada em 2018. O museu é aberto ao público e recebe visitas guiadas de estudantes, pesquisadores e interessados em conhecer mais sobre a profissão.

O Despachante Aduaneiro Gastão dos Santos Castro Junior faleceu em 2019, deixando um legado de honra e profissionalismo para a sua família, amigos e colegas. Ele foi um exemplo de despachante aduaneiro e de cidadão, que merece ser lembrado e homenageado por todos.

6° Andar - Sala Comex - Mirabeau de Seixas da Costa Porto

O A Sala Comex Mirabeau de Seixas da Costa Porto, localizada no 6º andar do edifício sede do SINDAERJ, conta, atualmente, com uma área composta de uma sala de aula, para 50 pessoas, com cadeiras universitárias e equipamentos de multimídia, uma recepção de apoio para a realização de coffee-break e sala de estar assim como uma copa totalmente equipada para atender os eventos.

Um pouco sobre a Historia do nosso Homenageado:

O Despachante Aduaneiro Mirabeau de Seixas da Costa Porto foi um dos mais antigos e experientes despachantes aduaneiros do estado do Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1918 e era o filho de José de Seixas da Costa Porto e Maria da Glória de Seixas da Costa Porto. Ele se formou em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio em 1936 e iniciou a sua carreira como despachante aduaneiro na empresa do seu pai, a Seixas da Costa Porto Despachos Aduaneiros.

Ele se destacou pela sua competência, ética e dedicação no exercício da sua profissão. Ele foi eleito presidente do SINDAERJ quatro vezes consecutivas, entre 1974 e 1986. Durante a sua gestão, ele realizou diversas ações em prol da categoria dos despachantes aduaneiros, tais como a criação, elaboração, implantação e administração do Centro de Estudos Aduaneiros (CEA), que oferecia cursos de capacitação e atualização aos despachantes aduaneiros e seus funcionários, a inauguração da Biblioteca do Despachante Aduaneiro, que contava com um acervo de livros, revistas, jornais e documentos relacionados ao comércio exterior, a promoção da integração dos despachantes aduaneiros com os órgãos públicos e privados envolvidos na atividade aduaneira, e a representação do SINDAERJ em diversos eventos nacionais e internacionais relacionados ao comércio exterior.

A Sala Comex é um espaço destinado a reuniões, palestras, seminários e workshops voltados para o comércio exterior. Ela está localizada na sede do SINDAERJ, na Rua Mayrink Veiga, nº 4, no centro da cidade. A sala conta com equipamentos de áudio e vídeo. A sala também homenageia o Despachante Aduaneiro Mirabeau de Seixas da Costa Porto, que foi um dos idealizadores e apoiadores desse projeto. O nome da sala foi dado em uma cerimônia realizada em 2018, com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.

O Despachante Aduaneiro Mirabeau de Seixas da Costa Porto faleceu em 2018, deixando um legado de honra e profissionalismo para a sua família, amigos e colegas. Ele foi um exemplo de despachante aduaneiro e de cidadão, que merece ser lembrado e homenageado por todos.

 

Ponto de Apoio Operacional - TECA/GIG

O Ponto de Apoio Operacional, localizado no Terminal de carga TECA/GIG, conta com uma ampla sala com todos os recursos necessários para atender as necessidades operacionais dos nossos associados, tais como: armário guarda-volumes, computadores, impressora multifuncional para a cópia, impressão e escaneamento de documentos, TV, entre outros. É responsável pela administração da sala o funcionário Rafael Cabral.

Rolar para cima